segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

QUANDO VISITAR O RECÉM-NASCIDO

Quando o bebê nasce surge a curiosidade nos parentes, amigos, colegas dos pais em conhecerem o novo pequeno que veio ao mundo.

Quando meu filho nasceu, logo na maternidade através de mensagens, avisei amigos, colegas de trabalho que meu baby havia nascido. Estava muito feliz, e orgulhosa do meu pequeno.

Na maternidade gostamos de receber visitas e ficamos orgulhosas nós mães, de mostrarmos nosso bebê. Considero até saudável essas visitas, afinal compartilhamos de nossa felicidade.

Sem contar que no hospital é tudo mais fácil, temos a comodidade de estarmos bem instaladas, sem termos o trabalho com os afazeres de casa.

Na volta para casa, no inicio é muito bom recebermos as visitas, mesmo que os pediatras façam algumas restrições quanto a visitas de pessoas com algum tipo de enfermidade, já que os pequenos são bem suscetíveis a contraírem doenças devido ao sistema imunológico que mal começou a se formar.

Como dizem “no inicio tudo é muito novo”.

Mal imaginamos o quão árdua é a rotina de uma mãe no dia a dia, ainda bem que nós mamães contamos com a licença maternidade, melhor se estender por 6 meses. No inicio o bebê precisa de muitos cuidados, desde a hora de mamar, a troca de fralda, o banho, o choro. São várias as preocupações da mãe, e com elas vem à exaustão.

A rotina se torna cansativa, mesmo que seja prazeroso cuidar do seu filho.
Para as mães de primeira viagem tudo é novo, aprende-se todo dia algo novo. As mamães que já possuem filho acabam por relembrar o que passaram em outra ocasião.

Nesta fase mais árdua, as visitas se tornam mais delicadas, a mãe já não está mais tão bem humorada.

Quando meu filho nasceu, e me trouxeram para ele mamar, achei tudo perfeito, afinal ele mamava e levavam ele para dormir junto com os outros bebês. Depois começaram a deixa-lo no mesmo quarto em que eu estava, mas nada de anormal.

Antes de vir para casa, me passaram as instruções do banho, da troca de fralda, de como deveria fazer para ele pegar o peito de forma correta, e também me ensinaram como preparava uma mamadeira.

No hospital ele chorava pouco. Também não ficava todo o tempo comigo.

Mas em casa, pelo menos o primeiro mês posso dizer que eu e meu marido ficamos praticamente sem dormir. Assustados, afinal éramos pais de primeira viagem, o bebê chorava demais, e com isso começava a rotina – dava de mama no peito, trocava a fralda, colocava para dormir. Perdi as contas de quantas vezes repetidamente fiz isso.

Além disso, tinha todo o cuidado com a roupa do bebê também.

Acredito que eu tenha ficado quase uns três meses sem quase sair de casa, os afazeres eram diversos, um bebê recém-nascido dá bastante trabalho, quem dirá as mães de gêmeos, essas são mais que vencedoras, afinal se tem o mesmo trabalho, porém em dose dupla.

E claro as noites mal dormidas influenciam ainda mais no humor, e fazem as mães se sentirem ainda mais cansadas.

Por isso você que pretende visitar um recém-nascido, pode ser um sobrinho, ou mesmo um filho de amigo ou colega, avalie o momento, e se não irá atrapalhar na rotina do bebê. À noite, por exemplo, quando o bebê está prestes a dormir, pode não se uma boa ideia, já que crianças com sono sempre ficam mais irritadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário