terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DIETA DA RESTRIÇÃO DO LEITE E DERIVADOS

Quando descobri que meu filho tinha alergia à Proteína do Leite, levei ele no Gastro, ela me orientou a fazer a dieta da restrição do leite, tanto para meu filho quanto para mim. Devido a esta alergia como ele não poderia tomar leite comum, daria de mama o maior período que eu pudesse.

E como o leite que a mãe toma passa para o Bebê, resolvi fazer a dieta também, conforme orientações médicas.

O Gastro me orientou a iniciar o leite sem esta proteína, mas não houve boa aceitação por parte dele, depois me orientaram a dar o leite de soja, este também não funcionou, ele tomava e vomitava.

A dieta de restrição ao leite não pode conter nada de leite ou derivados na composição, até o soro de leite não é permitido.

Atualmente existem vários alimentos isentos de leite, derivados, assim como os isentos de glúten, já que na sociedade moderna existem várias pessoas alérgicas a esses alimentos.

Na minha dieta tirei o leite, todos os derivados como manteiga, requeijão, bolachas com leite na composição. Existe também linha de cosméticos com leite, esses também procurava ler os rótulos para evitar usá-los.

Procurei consumir leite vegetal, o custo dele é um pouco alto, na ocasião chegava a custar R$ 22,00/litro, mas em termos de benefícios vitamínicos compensa, ele é rico em Cálcio, muito importante para a saúde da mulher.

Passei a andar com bolachas integrais de todos os tipos de sabores a tiracolo, existem vários sabores à venda como ameixa, laranja, chocolate, amêndoas, limão, café.

Além de consumir as bananinhas sem açúcar sabores natural, ameixa e uva passa.

Saboreava vários tipos para não enjoar.

O pão consumia normalmente já que ele é isento de leite e derivados, os integrais de forma também, bisnaguinha integral. Pão Sírio, palitos integrais, bolachas de água e sal.

Quanto aos frios consumia peito de perú, e quando batia a vontade de comer pão na chapa, em casa fazia com azeite e nas padarias passei a pedir com azeite, no começo estranhavam meu pedido, mas depois explicava que eu fazia a dieta de restrição de leite e derivados.

Já a sobremesa consumia sorvetes de frutas, estes são livres de leite, havia também a alfarroba, imita o chocolate e é muito saboroso. Chocolates amargos, que praticamente são mais cacau e isentos de leite.

No café, o bolo tão esperado, era o de cenoura e claro sem recheio, havia também o bolo de laranja. Eram praticamente os que eu mais consumia.

Os salgados podia comer quibe, e às vezes encontrava esfiha sem leite na composição, mas eram raros os lugares que vendiam dessas. Assim eu sempre andava com meus lanches prontos.

Se eu fosse em um lugar que vendesse mais produtos naturais, ou mesmo uma padaria ou restaurante nesse segmento, encontrava alimentos próprios da minha dieta.

Mas se fosse lugares comuns do dia a dia, eram mais difíceis de serem encontrados, então pra evitar imprevistos, carregava na minha bolsa os alimentos da minha dieta, assim evitava passar fome.

Podem acreditar que segui a risca a dieta, durante dois anos segui a dieta sem consumir nada de leite e derivados.

Uma vez fui a um Café muito interessante, este Café fica no Bairro dos Jardins, e ele só vende alimentos sem leite e derivados, lá eles vendem pão de “queijo”, imita, mas na verdade é pão de mandioquinha. Vários tipos de bolos, lanches tudo sem leite e nenhum derivado.

O que me surpreendeu foi a quantidade de pessoas que havia naquele local, para conseguir uma mesa de canto foi praticamente um achado. Pensei, algumas pessoas estariam fazendo a dieta como eu e outras por opção queriam conhecer essa novidade.

O interessante é que fome não se passa, apenas se troca os alimentos por outros.

É uma forma de mudar a sua alimentação, mas o importante é procurar manter a qualidade nutricional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário