sábado, 13 de fevereiro de 2016

A IDA DO BEBÊ À ESCOLINHA

Quando estava para voltar a trabalhar, uns dois meses antes comecei a pesquisar escolinhas que atendessem minha necessidade, bebê de 5 meses e meio. Hoje a maioria inicia com bebês de 4 meses em diante.

As escolinhas infantis, maternais, já aceitam bebês a partir de 4 meses até os 5 anos de idade, algumas iniciam com bebês de 3 meses, mas estas são poucas.

Elas contam com todo tipo de recurso, como os cuidados básicos com o bebê, serviço de berçário como troca de fralda, o banho, mamadeiras (o leite fica por conta dos pais do bebê), a introdução da alimentação – as tão conhecidas papinhas, os sucos de fruta natural. Em geral este serviço é bom.

Mas tem alguns aspectos importantes a serem avaliados, como o número de crianças por sala x número de cuidadoras, na maior parte são em torno de 10 crianças para duas cuidadoras a três, uma acaba ajudando duas turmas.

Outro fato importante é verificar se existe um espaço separado para os bebês. 

Como eles possuem o sistema imunológico ainda muito sensível, pois está em formação. Merece um cuidado especial. O contato direto com crianças maiores pode não ser muito bom. As maiores podem passar gripes ou outras doenças aos bebês.

Infelizmente, quando coloquei meu filho na escolinha, não levei muito a sério este fato, porque a escola até então havia acabado de ser comprada e eles ainda estavam montando as instalações de forma que atendessem as crianças.

E meu bebê acabava ficando muito doente, pode ser que um dos fatores tenha sido este.

E quanto mais distante a área de Bebê das crianças maiores melhor, cada fase é uma fase. O bebê sempre requer maiores cuidados, os cuidados básicos são a higiene e a alimentação.

É importante avaliar a higiene, os trocadores, as banheiras se são higienizadas, se a instalação protege contra ventos, nos primeiros meses de vida qualquer friagem pode gerar uma gripe. O ideal seria os pais deixarem para dar o banho em casa, mas às vezes isso não é possível devido ao cansaço, muitos pais já chegam cansados à noite do trabalho.

São muitos os bebês que ficam período integral nessas escolinhas. Afinal a escola é a opção dos pais que trabalham em período integral.

O bom seria ter referências da escola que pretende por seu filho, a experiência também conta, lhe dar com profissionais é melhor do que lhe dar com amadores.

Um aspecto positivo da escola é a estimulação, existe todo um trabalho de pedagogia, socialização, eles passam a fazer pequenas atividades como ouvir historinhas, cantigas, descobrem formas de objetos. Algumas contam com professor de educação física que fazem pequenas massagens nos pequenos, eles costumam adorar.

Existem as festinhas de datas comemorativas, que animam bastante o ambiente.

Tem algumas que já iniciam com o inglês, para os bebês introduzem músicas.
Para as crianças maiores, uma escola com inglês, aula de culinária, jardinagem, leitura, pode fazer toda a diferença.

Para os bebês o mais importante são os cuidados com alimentação e higiene, e a medida que forem crescendo os estímulos vão se tornando cada vez mais importantes, e claro o convívio com outras crianças, para se socializarem e aprenderem a dividir.

É uma fase delicada para a mãe, considero uma fase de transição, é como se cortassem o 2° cordão umbilical, o primeiro na maternidade e o outro quando o bebê vai pra escolinha. Os dois, mãe e filho vão ter que aprender a lhe dar com esta separação, antes podiam ficar o dia inteiro juntos, agora cada um passa a ter o seu espaço, agora cada um no seu novo ambiente. 

Antes de colocar seu filho na escola, analise todas as possibilidades, se tiver com quem deixar o pequeno nos primeiros meses de vida pelo menos até ele completar um ano, acredito que seja mais saudável, por volta de um ano o bebê já passa a ter uma compreensão melhor do que ocorre ao seu redor e assim é capaz de lhe dar melhor com as adversidades tanto em questão a saúde quanto as suas emoções, e necessidades de estímulo.

O que o Bebê precisa basicamente são os cuidados, muito carinho e atenção. E nem sempre as escolinhas estão preparadas e equipadas o suficiente para proporcionar isso aos bebês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário