terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

COM QUEM O BEBE SE PARECE

Quando o bebê nasce é comum os pais receberem várias visitas, são parentes e amigos que querem conhecer o novo baby.

Quem não quer ver aquele ser tão pequeno, de bochechas redondas, mãozinhas e pés pequenos. Pegar no colo aquele pequeno bebê, segurá-lo nem que seja por uns minutos.

E acabar com aquela curiosidade, se é loiro, moreno, comparar com a mãe e com o pai, e soltar aquela frase conhecida: “ se parece com ...”.

No meu caso, quando meu filho nasceu, tinha muita curiosidade em saber se seria loiro ou moreno, já que sou loira e o pai moreno, olhar pra ele, ver os olhos, a boca, o nariz e finalmente ver com quem ele se mais pareceria.

Acredito que seja normal os pais acabarem fazendo isso.

Meu filho quando bebê, por volta dos 5 meses se parecia muito comigo, depois passou a parecer com o pai, uma hora com um depois com o outro.

Tenho dois priminhos, que são prova disso, quando eles eram crianças, a menina e o menino pareciam com o pai e a mãe respectivamente, depois ao crescerem inverteu a situação, hoje a moça está idêntica à mãe e o rapaz ao pai.

Então, pode ser que seu filho hoje não se pareça com você, mas ao crescer fique parecido.

Quando algumas pessoas veem meu filho e logo falam “ah parece com o pai” ou “é você só foi a barriga de aluguel”, e ainda “ah não tem jeito, só se você tiver outro filho, esse é idêntico ao pai”, posso confessar sinto até certo ciúme.

Seja pai ou mãe, sempre se sentirão orgulhosos quando alguém falar que o filho parece com eles. E que pai não sente orgulho do seu filho.

Me lembro ainda quando era adolescente e algum amigo falava que a mãe dele achava ele bonito, era o que eu dizia: “que mãe não vai falar que seu filho é lindo”, e realmente hoje no papel de mãe digo para o meu e várias vezes, que ele é lindo!!!

Por isso quando falarem pai ou mãe coruja faz todo sentido, acabamos por sentir orgulho dos nossos filhos, e queremos sempre que eles sejam melhores em tudo.

Mesmo que seja no inconsciente, vamos querer que ele consiga ir bem à escola, se destaque dos amiguinhos, e prove que consegue fazer tudo antes, de forma ainda melhor.

Pode observar, quando tem um grupo de mães, cada uma sempre vai querer apontar o ponto positivo do filho e reforçar ... “olha ele consegue”.

Isso começa desde cedo, quando nasce, se tem olhar aguçado, é porque é esperto, quando está na fase de andar, quer mostrar que o seu conseguiu andar antes que os outros bebês. E quando chega a hora de falar então, quer que o filho já se comunique com todos, como se estranhos fossem amigos íntimos, chega a exigir que sejam simpáticos. Mas quem manda no sentimento de uma criança.

As mães já cobram seus filhos desde bebês.

Mas temos que entender que cada ser é único, e que cada um tem seu tempo, tem sua própria personalidade, mesmo que queiramos que eles sejam os mais espertos, mais inteligentes, mais precoces. Sim, nós pais temos uma vontade que nossos filhos pulem etapas, comecem a fazer coisas básicas antes de todos os outros bebês. Desde andar, desfraldar, falar.

E quando cresce queremos que eles façam várias coisas ao mesmo tempo assim como nós adultos, por isso que atualmente as crianças fazem tantas atividades em um único dia, vão para escola, para o curso de línguas, para a natação, pratique outras práticas esportivas e ainda que cheguem em casa e façam o dever de casa.

É como se desde muito pequenos já alertássemos eles a se prepararem desde cedo para serem adultos.

O que se deve atentar é para os casos em que pais que tiveram frustrações na vida profissional não acabem por transferir isso aos seus filhos.

Vemos vários casos de pais que tinham sonhos de serem músicos, modelos, esportistas, que aspiravam às profissões que não vingaram na vida adulta e querem que seus filhos acabem por realizar os seus sonhos. Isso pode não ser muito saudável.

Por exemplo, se o seu filho tem o sonho de ser um artista, ótimo motivá-lo, pode ser que realmente ele tenha talento pra isso, e consiga naturalmente ser um artista de sucesso. Mas “forçar” o que ele não tem real interesse, talvez não seja o mais apropriado, realizar um sonho que não é o dele, foi seu, sonho que você não conseguiu realizar e não deve passar esse fardo a ele
Fica a reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário