quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SEU FILHO É ALÉRGICO À LEITE ?

Assim que confirmei que meu filho era alérgico ao leite artificial, fui ao pediatra e ele pediu que eu procurasse um Gastro para confirmar os tipos de alergia, já sabia que era do leite, mas era necessário um diagnóstico clínico.

Levei em uma Gastro que fez vários questionamentos, expliquei que até os 5 meses ele só havia tomado leite materno, e após esse período, quando já estava próximo de coloca-lo na escolinha, o pediatra havia começado a introdução da mamadeira.

No primeiro dia da introdução preparei 90 ml de leite artificial, rapidamente ele havia tomado toda a mamadeira. Foi neste momento que ele teve uma reação praticamente automática de vermelhidão no corpo inteiro. Relatei também que anteriormente, ele já havia apresentado esta vermelhidão, porém bem mais leve, da outra vez o que ocorreu foi que na noite anterior eu havia consumido leite mais que habitual, e como eu dava de mama, o que eu ingeria era repassado no leite materno para o bebê.

Com este relato, e um breve exame. Ela me confirmou que ele era alérgico ao leite, e que desta forma ele não poderia mais tomar leite de origem animal, assim como eu deveria fazer a dieta da restrição do leite e derivados, já que ele mamava no peito.

A princípio entrei em pânico, nem fazia ideia do que era esta dieta que não poderia ter na composição nada de leite e derivados.

A médica me informou o site que eu deveria buscar a dieta. E com isso me receitou leite artificial, porém com a proteína do leite hidrolisada, chegou a me fornecer formulário para eu adquirir a lata do leite no posto de saúde.

Posso afirmar que sai do consultório um pouco atordoada, afinal eram tantas informações.

Além do mais eu não fazia nem ideia do que era este tipo de alergia. Posso dizer que na época pesquisei bastante a respeito.

Existem muitas pessoas ainda que confundem intolerância à lactose com alergia à proteína do leite. Vejam a diferença:

A Intolerância à lactose ocorre porque o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, onde atrai água e ocorre fermentação por bactérias, provocando os seguintes sintomas: diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal.

A Alergia à proteína do leite, ou alergia ao leite de vaca ocorre pela presença de algumas proteínas do leite que são identificadas pelo nosso sistema imunológico como um agente agressor, desencadeando vários sintomas desagradáveis, como: diarreia, gases, cólicas, distensão abdominal, lesões na pele, dificuldade de respirar, pequeno sangramento intestinal, entre outros. Ocorre mais agressivamente nos primeiros anos de vida, principalmente na transição do leite materno para o leite de vaca em bebês menores de 6 meses de vida. Os sintomas tendem a diminuir com o passar dos anos.

No caso do meu filho o sintoma que ele apresentava era basicamente de pele, sua pele engrossava, havia vermelhidão e coceira. Talvez fosse menos agressiva que a que afeta a respiração, causando “falta de ar”.

Mas para uma mãe já era uma preocupação e tanto.

Mediante este diagnóstico levei ele para fazer exame de sangue de forma a identificar quais os alimentos que realmente era alérgico, e foram os seguintes:

Ø  Leite de Vaca– alto
Ø  Alfa Lactalbumina - alto
Ø  Beta Lactoglobulina – alto
Ø  Caseína – alto
Ø  Amendoim – alto
Ø  Clara de Ovo – baixo

Obs.: esses Alfa, Beta e Caseína são todos derivados do leite.


A partir deste momento, iniciei a dieta da restrição do leite, e continuei a dar de mama a ele, pois seria o único leite que ele poderia tomar, já que é um alimento tão importante na fase infantil. E o leite indicado pela doutora não havia tido boa aceitação por parte dele.

E uma vez identificada a alergia, é importante que seja feita a suspensão do consumo deste alimento de forma a não piorar o quadro do alérgico.

Sabia que se seguisse  à risca todas essas recomendações, meu filho poderia um dia consumir esses alimentos, uma vez que a alergia teria passado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário