domingo, 20 de março de 2016

A IDA AO DENTISTA

Assim que nasce o primeiro dentinho do Bebê os especialistas recomendam levar a criança ao dentista.

A higiene da boca da criança deve ser feita ainda quando bebê com gaze e água, a dedeira serve mais para massagear a gengiva. Quando nasce o primeiro dentinho já deve-se utilizar escova dental de acordo com a faixa etária da criança, e também a utilização de pasta sem flúor, existem algumas no mercado com a substância xilitol, que é anti-cárie, essas pastas podem ter sabores agradáveis de fruta e tuti-frutti.

Quanto ao meu filho, levei ele primeiramente ao dentista comum, o dentista olhou rapidamente a boca do meu pequeno e informou que estava tudo em ordem, fez a observação para manter os cuidados diários, reforçar a escovação à noite e evitar conceder muitos doces, principalmente balas.

Os dentistas pedem que evitem quantidade excessiva de doces nesta faixa etária, como balas, chocolates. Açúcar é extremamente prejudicial à saúde dos dentes, e engana-se quem acha que trocar o açúcar pelo mel é eficaz. O mel é tão prejudicial quanto. Por isso que se reforça o não oferecimento do mel a crianças pequenas uma pelo fato de poder causar botulismo e outro por provocar cárie.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. O objetivo é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. 

Alguns médicos dizem que um santo remédio para uma tosse é uma boa colher de mel, meu filho já passou da faixa etária de um ano, mas mesmo assim ainda prefiro evitar a ingestão do mel, trata-se de uma prevenção na saúde dos seus dentes.

Depois que ele atingiu 2 anos e 9 meses, resolvi leva-lo ao dentista pediátrico, já estava estudando leva-lo a um dentista especialista em crianças há algum tempo. E quando ele começou a reclamar de certo incômodo nos dentes resolvi enfim leva-lo.

As consultas nos dentistas pediátricos costumam ser de preços elevados. Mas vale a pena ter um acompanhamento mais adequado e entender melhor como funcionam os dentes de uma criança e a forma como ajudar a cuidar dos dentes e prevenir as indesejáveis cáries.
A consulta com a dentista pediátrica foi muito esclarecedora. Aproveitei para tirar várias dúvidas, como quanto à pasta se o correto era continuar utilizando a pasta sem flúor ou com flúor. Na idade dele, quase 3 anos, ela me recomendou, a já utilizar a pasta com flúor, porem uma quantidade mínima, semelhante a um grão de arroz, bem suave e apenas à noite.
Me informou que a melhor escovação deveria ocorrer à noite, já que é o horário em que a criança vai dormir e as bactérias agem por isso a boca deve estar bem limpa. E utilizada a pasta com flúor, essa pasta cria uma camada protetora contra as cáries. O que reforça a prevenção das cáries.
Pediu também para evitar a ingestão dos doces à noite.
Na primeira visita à dentista pediátrica, ela me orientou a incentivá-lo na escovação dos dentes, comprando uma escova de um personagem que a criança goste, quanto a pasta sem flúor para a criança escovar sozinha, essa pasta já possui um gostinho agradável que instiga a criança na aprendizagem da escovação. Mas é lógico que os pequenos preferem comer pasta a escovar os dentes.

Porém este processo faz parte do início da escovação.

A escovação com pasta com flúor somente deve ser feita supervisionada por um adulto, por conta das crianças menores ainda não saberem cuspir a espuma, elas acabam engolindo a pasta, o que em grande quantidade pode causar a fluorose, que é o responsável por manchas brancas nos dentes, ele estraga o esmalte do dente.

Durante o dia, como meu filho fica na escolinha período integral, deixo a pasta sem flúor, à noite para incentivá-lo, ele usa a pasta sem flúor também e para finalização da escovação utilizo a pasta com flúor em pequeníssima quantidade, menos de um grão de arroz.

Após isso ele não come mais nada e vai dormir.

Sigo esta rotina diariamente, mesmo que ele faça caras e bocas e não queira escovar os dentes.

A criança pode preferir que a mãe ou o pai ajude a escovar seus dentes, no meu caso, meu filho prefere ao pai. Acredito que o pai seja mais suave na escovação que a mãe. Como ele não gosta da escovação, e eu faço demoradamente, ele acaba preferindo ao pai que faz mais rapidamente.

Lembrando que os movimentos de escovação podem ser circulares, de serrinha, de vai e vem, mas ambos devem ser suaves de forma a não machucar a boca da criança.

Se eles deixarem, ainda pode-se usar fio dental, a dentista me deu uns de amostras, eles são bem molinhos, como se fosse um leve gancho, que serve para melhorar a limpeza bucal.

Resultado de imagem para fio dental para bebe
Modelos Fio Dental para Bebês                                              Modelo Dedeira para Bebês

Nesta consulta, a dentista finalizou com uma limpeza de ente, ela escova os dentes e aplica flúor, um liquido meio amarelado, de forma a limpar e proteger os dentes do pequeno. Neste dia não é necessário a escovação, apenas se consumir doce. E após aplicação do flúor, deve evitar tomar líquidos e comer durante 2 horas.


Não importa se os dentes do bebê sejam de leite, eles também devem ser cuidados, o que trarão resultados de uma boa dentição dos dentes permanentes. E também enfatiza as crianças a desde muito pequenas a aprenderem a cuidar dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário