sábado, 12 de março de 2016

LICENÇA PATERNIDADE ESTENDIDA

Licença Paternidade ...

Além de toda expectativa no nascimento do bebê, logo após vem todos os cuidados com o recém-nascido, a mãe que trabalha tem direito por lei a Licença Maternidade de 4 meses e que dependendo do empregador pode ser estendida para 6 meses.

O Programa de Empresa Cidadã permite que a empresa deduza de impostos federais o total da remuneração integral da funcionária. A empresa que adere a este programa pode abater do Imposto de Renda devido valores dos dois salários extras. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.

A mãe precisa desse período para dar os cuidados básicos à criança, e também para amamentação. A amamentação é um direito do bebê e da mãe, além de que faz muito bem para a sua saúde da criança.

No meu caso a empresa me concedeu a licença por lei de 4 meses, mais um mês de férias e mais uns dias que eu tinha no Banco de Horas, consegui ficar com meu filho um total de 5 meses e meio. Foi muito bom, o bebê quando nasce precisa desse contato com os pais, principalmente com a mãe.
Nesse período meu filho mamou praticamente no peito, afinal a introdução da comida começou por volta do 4° mês.

No dia 08 de Março foi sancionada a lei que estende a licença paterna. Assim a licença paternidade poderá ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que adotarem crianças.

No período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles. Se essa regra for descumprida, os funcionários perdem o direito à prorrogação.

No parto meu marido acompanhou toda a cirurgia, e ficou presente nos dias em que estive no hospital, foram dois dias e meio. Após esse período, veio final de semana, e logo na segunda-feira ele retornou ao trabalho, foi um período bem rápido.

Com essa licença estendida acredito que o pai consiga participar mais dos primeiros dias do filho, esse período é importante para a criança que recebe o afeto do pai e o pai que pode aproveitar esse momento com seu filho.

Os pais só têm a ganharem com essa medida.

As empresas que participam do Programa podem ter benefícios como o abatimento de imposto de renda, além de ter um funcionário mais satisfeito.

Este momento do nascimento de um filho exige maior atenção dos pais, então quanto maior o período, melhor será a adaptação de um novo membro na família.

Da mesma forma que os pais que adotam criança também precisam deste tempo para adaptação, para se familiarizarem e darem os primeiros cuidados e afeto a criança.

É importante a conscientização das empresas para apoiarem os funcionários nesta fase de nascimento de um filho ou mesmo nos casos de adoção. É um processo natural da vida das pessoas e deve ser encarado desta forma também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário