quarta-feira, 16 de março de 2016

O PRIMEIRO DENTE DO BEBÊ

O nascimento do primeiro dentinho do bebê é aguardado por todas as mamães.

Uns dizem que o bebê fica irritado, que a gengiva coça, que eles procuram objetos para morder de forma a aliviar a coceira e o desconforto. Outros dizem que dá até diarreia, febre, sintomas típicos de uma virose.

Mas os especialistas no assunto dizem que nem todo este desconforto é verdadeiro.

Que este mal estar pode estar associado a outros problemas de saúde.

dentição começa entre o sexto e oitavo meses de vida. Depois que o primeiro dente do bebê aparece, um dente novo aparecerá mais ou menos a cada mês.

E existem ainda crianças que já nascem com o dente de leite (dentição decídua), chamados natais ou neonatais. As mães não devem ficar apavoradas com isso, pois é normal. Geralmente, estes dentes são os incisivos inferiores.

O primeiro dente do meu filho nasceu quando ele tinha 8 meses de idade, ele estava na escolinha, eu havia saído do trabalho para amamenta-lo, e foi a professora que me avisou que tinha um dentinho apontando, seu eu tinha visto.

Era muito pequeno, que mal conseguia visualizar. Foi uma emoção ao ver seu primeiro dentinho, era o dente inciso central inferior, o dente da frente inferior.

No primeiro momento veio um leve pensamento, de que esta era mais uma fase da vida do meu filho que eu não teria sido a primeira a presenciar. Mas é um fato que ocorre com as mamães que trabalham e por isso não conseguem acompanhar 100% do desenvolvimento de seus bebês.

Sorte das mamães que conseguem acompanhar passo a passo do crescimento dos seus filhos.

Na ocasião ele não havia dado indícios de irritabilidade, e eu como mãe de primeira viagem, não entendia muito bem sobre dentição de crianças.

Mas foi a partir do primeiro dentinho que comecei a observar mais de perto a dentição de meu filho.

Após este dente, comecei a acompanhar o nascimento dos próximos dentes, que vieram mais rapidamente, já era possível visualizá-los entre a gengiva.

No nascimento dos outros dentes, o que pude perceber era a baba que aumentava além da criança levar tudo a boca, era comum vê-lo colocar qualquer tipo de objeto na boca, e definitivamente entendi o porquê dos brinquedos conterem identificações de aviso à proibição a menos de 3 anos, já que crianças pequenas e com inicio da dentição levam objetos a boca.

As mães devem tomar cuidados, com esses objetos, principalmente se forem muito pequenos, o que podem levar o bebê a engoli-los.

A dentição da criança ocorre da seguinte forma:

Ø  Entre seis e oito meses surgem os primeiros dentinhos que são os incisivos centrais inferiores, logo ...
Ø  Os incisivos centrais superiores;
Ø  Os incisivos laterais inferiores(por volta dos 11 meses de idade);
Ø  Os incisivos laterais superiores(por volta de 1 ano e 2 meses de idade);
Ø  Os primeiros molares decíduos, os caninos e os segundos molares decíduos.

Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite (dentição decídua completa). Ao todo, são 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo.

Mas mesmo antes do nascimento do primeiro dente os especialistas já indicam a higienização das gengivas da criança, com gaze molhada com água, pode-se usar a dedeira também, mas seria mais para fins de massagem.

E a partir do nascimento do primeiro dente os especialistas indicam o início da escovação, com escova de cerda pequena, respeitando a faixa etária da criança. Existem pastas muito boas no mercado, pastas sem flúor com a substância xilitol que ajuda a prevenir as cáries.

Muitos pediatras recomendam o uso de pasta sem flúor, já os dentistas indicam com flúor, mas claro em pouca quantidade e monitorado por um adulto.

Enfim o que importa é o acompanhamento e cuidado dos dentes da criança, desde o nascimento, até a dentição completa.

E principalmente leva-lo ao dentista regularmente, o recomendado é visitar o dentista de 6 em 6 meses, essa regra não vale apenas para adultos, para crianças também, afinal dente de leite também pode ter cárie e apesar de não serem definitivos merecem o mesmo cuidado, afinal eles darão inicio a boa dentição dos dentes permanentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário