segunda-feira, 14 de março de 2016

USAR OU NÃO CHUPETA

Desde que meu filho nasceu já tinha a ideia fixa na minha cabeça que meu filho não usaria chupeta.

Mas essa é uma decisão muito pessoal.

Lembro-me que quando criança, eu usei chupeta, desde muito bebê e me acompanhou até praticamente eu completar meus cinco anos de idade, foi difícil de largar. Vicia e os pais sofrem pra tirá-la.

É que nos casos do bebê, serve de conforto e relaxamento, já que imita o peito da mãe.

Os bebês que mamam no peito acostumam com esse aconchego e os que não mamam passam a se acostumar e servir também de conforto.

Uns comentam que a chupeta é prejudicial à dentição, quando eu era criança, tive problema com minha dentição e na adolescência tive que usar aparelho ortodôntico.

Talvez eu quisesse poupar meu filho disso, por isso que tomei a decisão de não dar a tão conhecida chupeta.

Mesmo que hoje existam chupetas de formato anatômico, que se adaptam melhor a cavidade bucal da criança, o uso contínuo e prolongado pode ser prejudicial. Os ortodontistas se referem até mesmo ao ato de chupar o dedo.

Os dentistas indicam que este uso seja retirado até os três anos, de forma que não vire um hábito que acompanhe a troca do dente de leite, que pode tornar ainda mais prejudicial à dentição da criança. O que pode levar ao uso de aparelho de correção, como ocorreu na minha infância, e que acabei fazendo a correção da minha dentição apenas na adolescência.

Já meu filho, mamou no peito 2 anos e 3 meses, nesse período é claro que ele tinha as crises de choro por diversos motivos, e para acalmá-lo dava o peito, ele mamava e ficava tudo bem.

Nos casos das mamães que dão chupetas aos seus filhos, acredito que seja uma forma de acalmá-los, através desta forma de sucção. E realmente eles acalmam.

Sei que muitas nem tiveram o privilégio de amamenta-los, ou porque não tiveram leite, ou porque não conseguiam, enfim podem ser “n” motivos.

Na minha situação, preferi dar o peito, mesmo que isso fosse em alguns momentos cansativo, à dar a chupeta. Mas foi uma decisão minha, sem nenhum tipo de recomendação. Por isso digo que é uma decisão pessoal e única de cada mamãe.

Apenas quis poupá-lo de futuro transtorno de dentição.

Quanto a tirar a chupeta da criança, também varia de pai para pai, pois a dificuldade existe, já que eles se acostumam com esta sucção. E em muitos casos vira um objeto de estimação, tanto que muitos bebês ou crianças não conseguem dormir sem chupar uma chupeta.

Então variam de cada criança, algumas sentem dificuldade em largarem este objeto e outras com algumas trocas por parte dos pais acabam fazendo. Os pais, por exemplo, oferecem um brinquedo ou algo que as crianças gostem muito para largarem a chupeta. Alguns pais conseguem convencer seus filhos.
Outros passam a travar uma luta contínua até largarem.


Meu filho não chupou chupeta e nunca me pediu uma, fico feliz que consegui poupá-lo disso e faria tudo igual, daria o peito, mas não ofereceria chupeta.

Os papais e mamães que quiserem dar a chupeta apenas se atentem a dentição da criança, de forma que não vire um hábito contínuo e que se prolongue por anos. Mas cabe aos pais definirem o que é melhor aos seus filhos, como dizem “não damos conselhos, apenas aprendemos vivendo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário