quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SEU FILHO COME MAL?

Após os 5 meses, comecei a introduzir alimentos sólidos na alimentação do meu filho, aos poucos ele foi começando a comer frutas como laranja, maçã, melão, banana, mamão ... me lembro até hoje como ele gostava de comer mamão e laranja.
  
Nas refeições começamos com as papinhas ... quando não tinha tempo de fazer, meu marido comprava papinhas orgânicas para o final de semana. De semana ele comia na escolinha. 

Após um ano ele passou a consumir arroz, feijão, carne ... foi uma fase que acreditem tenho até saudades, nesta fase ele ficou durante um ano em casa com a babá, eu deixava arroz integral, feijão, carne ou frango, algum tipo de legumes, e ele comia. E comia bem.

Logo que foi para a escola, pensei “ele vai comer bem, já que em casa já está acostumado a comer comida” ... foi um engano de minha parte, pois foi a partir desta etapa que ele passou a comer bem menos comida. 

Hoje ele não come mais arroz integral e tão pouco feijão. Quando falo para ele comer carne, frango ... simplesmente não quer, faz careta ...

Um dia perguntei para a professora se era só ele que não comia, ela me disse que não, que a maioria das crianças não comiam nem carne, que o que eles mais comem é arroz branco. E logo quando ele entrou na escola ele comia melhor, mas aos poucos foi deixando de comer. 

Com 3 anos o que ele come: arroz branco, quibe de vez em quando e peito de peru, apenas isso nas refeições. Quando está mais animado come macarrão.  

Bom este é um relato de uma mãe que trabalha o dia inteiro, e o filho fica período integral na escolinha.  

Na escola até me falavam que ele come bem. Mas ao perguntar sobre o que ele come, me disseram que come arroz, e eu disse “o que mais, come carne, frango? ” ... não come, legumes então nem me atrevo a perguntar. 

Hoje conversando com um pai de uma menina de 5 anos, perguntei se ela comia melhor com esta idade, e ele me informou que come mal, que procura complementar a alimentação com Sustagen.  

Em janeiro fiz uma pequena viagem a um Resort, bem direcionado a crianças, existia um refeitório apenas para esses pequenos e observando os pais com seus filos, notei que o dilema é o mesmo, eles não querem comer, comem muito pouco e aceitam apenas alguns alimentos, e a grande maioria gosta de uma “besteira” ou da sobremesa. O meu como ainda não conhece muito sobremesas, doces, ainda prefere comer frutas. Pelo menos fruta ele gosta e come bem. 

Já informei ao pediatra que ele come muito pouca comida, o médico me acalmou dizendo que nesta fase eles ficam agitados pensando em brincar, então não dão muita importância a alimentação. Resumindo, ficam mais preocupados em brincar do que em comer. 

Na minha infância, me recordo que eu não gostava de carne mas comia ovo, não gostava de leite, mas meio que imposto, minha mãe fez eu tomar leite, introduzindo os achocolatados ou pós de sabor morango. Fez que fez até eu gostar.  

Mas era uma outra época também, apenas meu pai trabalhava, ficava com minha mãe em casa, ela sempre fazia nas refeições – uma porção de arroz, feijão, algum legume, verdura e um tipo de carne.  

Acredito que tenha sido uma convivência, vivenciando na minha casa apenas alimentos saudáveis, a sobremesa após as refeições eram frutas. Então fui crescendo com esta percepção de alimentação, para mim era comum comer berinjela por exemplo.  

O que me recordo foi de um dia almoçar na casa de minha tia, e ela me oferecer pepino, até então não havia comido, e a princípio falei que não gostava. E ela me falou “como você não gosta se nunca experimentou? ” Foi a partir daquele dia que passei a comer este legume. 

Os pais realmente passam por “maus bocados”, mas a insistência ainda cabe nesta situação, e esperamos que seja uma fase desses pequenos, já que à medida que vão crescendo esperamos que eles se interessem mais pelos alimentos.

2 comentários:

  1. Olá! Estou passando por isso... Meu filho, 5 anos, não come arroz nem feijão. Nenhum legume ou verdura... Não come fruta (só laranja)... Curva de crescimento, ok... Mas eu não me conformo... Se alimentava muito bem até os 2 anos, e aos poucos foi reduzindo o cardápio... Passo apurada quando preciso sair de casa, pois nem sempre encontro algo que ele goste de comer... Meu maior questionamento é: Isso é fase? Devo esperar passar? Como fazer para incentivar a criança sem torturá-la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer que é uma fase normal, parecem que as crianças estão preocupadas mais em brincarem do que comerem,
      Esses dias um colega do trabalho me disse estar preocupado com os filhos, que são gêmeos, ambos não estão querendo comer nada, eles tem dois anos e alguns meses, e foi exatamente nesta fase que meu filho começou a aceitar menos comida ... comentei que é normal o meu havia entrado nesta fase por volta desta idade,
      Mas como todo pai, espero que esta fase não demore a passar ... esses dias me assustei, meu filho com 3,5 ano pediu pra eu comprar cenoura no mercado, fiquei toda animada e comprei aquela menor ao invés da maior que ele havia me pedido, chegou em casa não quis comer, mas disse que come na escola.
      O jeito é continuar oferecendo os alimentos e prepará-los de formas diferentes para incentivá-los a comer.
      E olha que em casa eu e meu marido comemos muitos alimentos naturais, preferimos os naturais aos industrializados.
      Vamos continuar nesta luta! Força!!! O importante é não desistir!!!

      Excluir