segunda-feira, 29 de agosto de 2016

INTERAÇÃO DA CRIANÇA

A criança ao iniciar na escolinha, quando ainda bebê, não tem muita noção do que é um amigo. Quando bebê ela ainda requer muitos cuidados das berçaristas, a maior parte do tempo são cuidados de higiene e alimentação.

E à medida que vão adquirindo meses de vida, eles vão se tornando um pouco mais independentes e já dão mostras de algum tipo de interação, seja com as professoras ou com algum amigo.

Ainda é muito pouco se pensarmos que estão com alguns meses de vida ou até um ano.

Eu imaginava com que idade meu filho realmente iria fazer amigos, afinal os primeiros aninhos ainda são bem precoces se pensar em “amigos”.

Mas toda mãe quer que seu filho seja uma criança além de saudável, sociável.

Mas existem várias fases de uma criança, meu filho quando tinha por volta de um ano, era bem sociável, uma vez o levei em uma festa de aniversário e ele ficou muito bem, contente, todos que estavam na festa interagiam com ele, e ele deixava que o pegassem no colo, muito bonzinho por sinal.

Já com dois aninhos, não queria falar com ninguém, estranhava, se pessoas conhecidas se aproximasse, ele não gostava e logo fechava a cara. E se fossem desconhecidas e fossem brincar com ele, também não aceitava, achava ruim.

Tanto que nesta fase costumava se esconder atrás dos pais, e eu preocupada pensava “como esse menino mudou, ele não era assim, era tão sociável e agora está totalmente introvertido, será que é uma fase ?” ... “Será que vai passar ou vai continuar desta forma?”

Mas felizmente aos três anos ele mudou, voltou a interagir com as pessoas, responde a perguntas, fala palavras mágicas como “obrigado, tchau, oi”. Não faz mais aquela cara feia de quem não gostou, consegue se expressar melhor, perguntar pelos avós e tios por exemplo.

Nesta fase acredito que a criança fortaleça o vinculo de relacionamento com os avós e tios. Ela quer e pede para ir à casa deles.

E exatamente nesta fase que ela consegue interagir melhor com os amigos, a participar de brincadeiras mesmo, é engraçado porque começam até a pedir pra ir à casa de amigos, mesmo com pouca idade e parecem que tem mais afinidades com certas crianças do que com outras. 

Meu filho mesmo, ao chegar da escola, sempre pergunto se brincou bastante na escolinha, ele afirma que sim, e quando pergunto com quais amigos, ele sempre diz o nome dos mesmos, pois é, até criança tem a chamada “afinidade”.

Essa afinidade realmente está intrínseca no ser humano, independente da idade.

Certo dia ao ir busca-lo na escola, e pela primeira vez o via brincando com os amigos de uma forma diferente, os amigos falavam com ele, como se estivessem gozando, e ele voltava e retrucava com eles, ambos davam risada.

É como se eles estivessem bem familiarizados um com o outro, e de certa forma estão, afinal passam a semana praticamente juntos período integral.

É um bom sinal, um estímulo para ir à escola, os amigos.


Além do mais ele está na estatística de filhos únicos, sem primos da mesma idade, então é importante o convívio com crianças. E mais do que isso ter seus amiguinhos, sejam eles amigos de escola ou vizinhos, como não temos vizinhos pequenos, que ele tenha amigos da escolinha.

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