terça-feira, 8 de agosto de 2017

NAMORO NA ESCOLA

Um certo dia estava na cozinha e meu filho chegou bem no canto da porta e me disse: “mamãe eu beijei a Isabel” e eu comentei hummm o que menino, aonde você beijou a Isabel ?, e ele falou meio que envergonhadamente: “na bochecha”. Eu completei, “a Isabel é legal né filho” ... e ele concluiu, “sim, eu gosto dela”.

Já em outro dia ao levar meu filho na fonoaudióloga, no caminho ele começou a balbucia umas palavras, e eu e meu marido achamos um tanto quanto estranho ... ele dizia “mulher” e depois “beijar”, até que ele completou a frase e disse “gosto de beijar mulher” ... foi neste momento que eu virei para o meu marido, nos olhamos ... falamos “o que é isso menino, que conversa é essa”, não sabíamos se repreendíamos, ficamos meio que sem reação alguma e começamos a rir ... e ele riu junto conosco e depois ao final disse: “é brincadeira” ...

Pensamos como pode um menino de apenas 4 anos falar essas coisas, com quem está aprendendo, já que em casa ele só assisti desenhos da idade dele, e evitamos ao máximo falar “besteiras” na frente dele. Só poderia ser na escolinha que ele frequenta, já que passa a maior parte do tempo lá.

Outro dia ele soltou outra, disse: “mamãe o Pedro disse que é namorado da Isabel”, então este é um amiguinho dele da escola, e o menino tem apenas 4 anos de idade, como pode falar que já namora. Tudo bem que atualmente tudo esteja muito precoce, mas não vamos exagerar ... são crianças muito pequenas.

Hoje ao leva-lo a escola, resolvi falar com a Professora Coordenadora, contei detalhes da situação que vivenciei, ela me falou que é bom falar, pois serve como alerta aos professores, para poderem acompanhar melhor a atitude dos pequenos, e tentar ao máximo orientá-los quanto a este tipo de comportamento deles.

Pode parecer uma ingenuidade, mas nem sempre vejo desta forma, já que a professora me disse que quando eles ouvem “besteiras” começam a pronunciar, bem mais do que quando estão tendo atividades em sala. Parece que percebem o “faro” de “coisas erradas” e pior acham muita graça. Começam meio que a repetir sem parar ...

Por isso que às vezes do nada, ele começa a falar coisas, e em casa pensamos ... “Aonde ele aprendeu isso” acaba que sendo da escolinha mesmo, um amiguinho que começa a falar, outro que escuta, e outro que fala outra coisa.

Outro dia a mãe de um amiguinho dele da escola disse que o filho dela havia sido beijado por uma menina maior que ele no banheiro da escola, e o menino tem apenas 4 anos, novamente me assustei com o fato. E conversando com a professora coordenadora, ela me confirmou e disse que a menina é bem danadinha.

A professora tentou me acalmar sobre esses acontecimentos, e falou o que eu também penso, cada coisa no seu espaço de tempo, tudo tem seu tempo, não devemos adiantar nada. E que a infância é uma ótima fase da vida, que deve ser bem aproveitada!!

Assim como a minha infância, eu aproveitei cada minuto, adorava ir para escola, aprender, estudar, nem passava pela minha cabeça namorar, pensava exclusivamente em estudar, o máximo que ocorria eram paqueras, mas isso acontece com os estudantes, mesmo aqueles com pouca idade.


Por isso, vamos mães incentivar nossos pequenos a brincarem, se divertirem e aproveitarem ao máximo uma das melhores fases da vida: A INFÂNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário