domingo, 27 de agosto de 2017

E QUANDO SEU FILHO APRONTA NA ESCOLA

Outro dia ao buscar meu filho na escola, chamaram a minha atenção dizendo que ele não estava comendo e estava fazendo bagunça na sala de atividades.

Então assim que chegamos em casa, chamei a atenção dele e avisei que não era para ele ficar bagunçando na hora das atividades. E expliquei que se ele quisesse ficar forte teria que comer, mas que não era para comer somente arroz, que ele deveria comer arroz, feijão, carne, legumes, verdura. Enfim tudo o que é para manter uma criança saudável em fase de crescimento.

Pois bem, fazia tempo que não recebia reclamações a seu respeito, agora foi a vez de outra.

Estavam tendo atividade em sala, e ele conseguiu fazer a atividade primeiro que o amiguinho dele, imagina o que ele fez, disse que tirou as calças e ficou mostrando o pipi para o amiguinho. Que menino levado. Disse que a professora conversou bastante com ele.

Como estou levando ele na fonoaudióloga, e ela que tem experiência como educadora, me orientou a não comentar nada com ele. Disse que ele está querendo “Ibope” para continuar a ter este tipo de comportamento. Que o melhor a fazer é não dar importância.

Resolvi nem tocar no assunto, pois se fosse em outra ocasião, eu já teria falado com ele que não pode.

Mas ao chegarmos em casa, ele mesmo comentou o que ele tinha feito, então falei para ele: “E você acha certo fazer isso? ” O mais surpreendente é que ele disse que NÃO. Ou seja, ele mesmo sabe que não é certo fazer isso, fez então para chamar a atenção.

Como me disse a educadora, “ seu filho fica o dia inteiro na escola, quando chega à noite ele quer atenção total dos pais” E mesmo na escola vai tentar chamar a atenção. Uma dica que achei muito valiosa foi de me instruir a quando um dos pais fala, o outro fica quieto. Isto funciona de uma forma a criança saber quem manda, para ela não se dispersar, por isso a importância de apenas um dar a voz de comando. E também para a criança ter a noção que quem manda em casa são os pais, que ela não pode fazer tudo o que quer. Os pais são os donos da casa.

A educadora falou na minha presença: “ Hoje o dono da sua casa é seu filho, ou estou mentindo? ” Tive que concordar, pois como ela mesmo me disse, ele sabe até onde pode ir, e por isso testa o limite dos pais.

Bom resumindo, a criança nada mais quer que a atenção dos pais, e às vezes por ficar na escola o dia inteiro, ela cobra ainda mais a presença dos pais no período da noite em casa ou nos finais de semana.

E como os pais, no caso dos dois trabalharem o dia inteiro, fica bem cansativo dar atenção 100% aos filhos. Às vezes temos vontade de descansar, apenas assistir TV, deitar no sofá, enfim relaxar depois de um dia estressante. E a atenção da criança como fica? Então ela vai procurar chamar a atenção de alguma forma ... não importa como, se falando mais alto, ou gritando ...

Costumo chegar primeiro em casa, e depois meu marido chega, e é comum quando o pai chega e vamos conversar, meu filho começa a cantar alto, ou a gritar ... imitando sons de animais, tudo como se quisesse dizer: “ Hello, estou aqui, fiquei o dia inteiro na escola, e agora quero a atenção de vocês”. Eu fico tão brava quando ele faz isso, pois às vezes quero conversar com meu marido e mal consigo ...


Mas enfim, ter filho não é apenas cumprir com o dever dos bens materiais (despesas com educação, vestimenta, esportes etc.), eles pedem por carinho e atenção. E isto faz parte do papel crucial dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário