domingo, 23 de abril de 2017

QUAL BRINQUEDO SEU FILHO GOSTA MAIS?

Logo quando coloquei meu filho na escolinha, li várias reportagens sobre introdução de crianças na escola infantil e praticamente todas diziam que se a criança tivesse algum brinquedo de estimação ou cobertorzinho, que levasse junto à escola, de modo que ela não se sentisse tão sozinha em um ambiente estranho, de forma a ter um pouco do aconchego de casa na escola.

Na época em que coloquei meu filho na escolinha infantil, ele estava com cinco meses e meio, e não precisei levar nenhum brinquedo, nem um item de adoração.

Mas passados uns anos, prestes há completar quatro anos, tem um brinquedo que ele adora levar na escola, DINOSSAURO, sim meu filho adora um dinossauro.

Em casa têm vários, tem livro de Dinossauro, dinossauro em miniatura, tamanho médio, tamanho grande, os que emitem som, o Bom Dinossauro do filme. Enfim têm vários, sem contar os vários vídeos no Youtube sobre Dinossauros, ultimamente ele tem assistido o predileto dele “A Briga dos Dinossauros” ou “A Batalha dos Dinossauros”.

E não é apenas ele que leva brinquedos diariamente à escola, ao leva-lo, vejo várias crianças levando seus brinquedos preferidos na escola, se menina leva a tão querida boneca, se menino gosta de robôs ou heróis, mas gostar tanto de dinossauro, às vezes penso, que só meu filho mesmo.

É como os pais que contam que seus filhos querem assistir um único desenho milhares de vezes, até enjoar, bom os pequenos não enjoam ... na verdade são os pais que enjoam. Os especialistas dizem que é normal, as crianças aprendem pela repetição.

Assim como meu filho, percebo que quando ele aprende algo novo, tem o costume de repetir várias vezes, seja uma palavra ou música. Outro dia li uma história do gibi da turma da Mônica, como ele ainda é pequeno, fui lendo dando ênfase nas expressões, meio que tentando interpretar os personagens, e assim que terminei, ele falou a tão palavrinha mágica: “De novo, de novo”. Até o “de novo” ele repete duas vezes.

Bom para os adultos que fazem as coisas meio que no automático não nos interessa repetir, mas para os pequenos que estão na fase da descoberta, da aprendizagem se faz até que necessário à repetição.

Cabe aos pais terem aquela dose de paciência e pensarem quão importante é esta fase para a criança. Que elas precisam disso, e que o papel dos pais é fundamental.

E como na vida tudo são fases, e como tudo passa, pode esperar que esta fase também passará. Assim como a fase do Dinossauro também passará, e com esta passagem, acredito que virão outros gostos, conforme a idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário