sábado, 22 de abril de 2017

PORQUE AS CRIANÇAS COMEM MAL?

Meu filho está prestes há completar quatro anos e continua resistente a alimentação.

Em casa no café da manhã toma o leite, mas ainda misturado com Ades, sim porque ele teve alergia a proteína do leite então não aceita nem achocolatado no leite, só o Ades que dá uma leve adocicada ou gostinho de suco no leite. Mas por incrível que pareça, adora pão de queijo que tem uma grande concentração de leite.

Já no almoço, passo um sufoco com ele, só come arroz branco e quibe, não come nem feijão, nem verdura ou qualquer tipo de legumes. Meu marido certo dia resolveu oferecer batata Lays (tipo Ruffles), e ele adorou ... então no almoço costuma pedir essa batata pra comer. Não me simpatizo muito com esta ideia, mas como ele come mal, acabamos dando essa batata, é como se completasse a alimentação, mas o que não é verdade.

Recentemente começou a comer macarrão, meio que por um milagre, mas este foi introduzido na escola.

Um dia numa consulta de rotina no pediatra comentei que ele estava comendo essa batata, e o médico comentou que não era saudável, o que eu concordo plenamente. Reforçou que às vezes a criança acaba por deixar de comer comida no intuito de comer as tão conhecidas “besteiras”.

E realmente percebi que de uns dias pra cá meu filho deixa de comer o arroz dele e fica pedindo a batata pra comer, o suco e esperando a sobremesa.

De sobremesa ele adora melão, bom frutas em geral ele come bem, laranja, melancia, uva, por final adora também um chocolate, e como a maioria das crianças da idade dele adivinhem adora o Kinder Ovo.

Na escola, a professora me informou que misturam a comida, amassam o feijão, e ele come. Disse que ultimamente tem comido carne, o que é um grande progresso. Mas que verdura e legumes ainda não.

Disse que estão com um teatrinho de animais, em que os animais dizem o que comem e qual o benefício deste alimento pra saúde. Achei bem interessante o projeto, espero que a cada dia ele passe a aceitar mais os alimentos saudáveis.

Parece que na escola ainda tem mais ênfase que em casa, em casa fica mais resistente. Mas percebi que com os avós ele come melhor, minha mãe, por exemplo, consegue introduzir novos alimentos, e ele aceita. Meus pais moram em outra cidade, não ficam tão próximos de mim, senão poderia me auxiliar mais nesta questão.

Ele costuma ficar com os avós, quando fica doentinho, minha mãe consegue o fazer comer arroz, carne, até banana com aveia.

Porque com os pais é sempre mais difícil, eles parecem nos dominar, ficam cheios de querer ... Outro dia, perguntei se ele queria comer mingau, ficou todo animado, então comprei farinha láctea e preparei o mingau, ao colocar na boca, recusou logo na primeira colherada, disse que não havia gostado.

Talvez seja porque ele não goste muito de doces, bom, mas o kinder ovo ele adora e a bala Fini também.

Só posso dizer que como mãe sofro com meu filho que ainda come muito mal, espero que crescendo um pouco mais, talvez com cinco anos de idade ele aceite melhor os alimentos.

Procuro monitorar “as besteiras”, porque essas eles aceitam facilmente, a resistência está nos alimentos saudáveis, deve ser pelo gosto, os industrializados tem um gosto que por vezes nos vicia, já os naturais por vezes não tem um gosto tão saboroso assim.

Isso porque temos um estilo de vida saudável, consumimos muitas frutas, legumes e verduras, arroz integral, chá verde. Além de incluirmos na nossa rotina atividade física.

Especialistas dizem que os filhos seguem as maneiras dos pais, espero que meu filho passe a seguir o estilo de vida da família então. Mas como me informou o pediatra o jeito é continuar oferendo os alimentos com muita paciência e esperar que venham os resultados positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário