domingo, 27 de dezembro de 2015

ZICA VIRUS

O QUE É O ZIKA VIRUS ?

O Zika vírus (ZIKV) é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela. Ele é responsável por uma doença chamada febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares aos da dengue, porém mais brandos. A febre Zika também é uma infecção típica de países de clima tropical, transmitida através de mosquitos, como o Aedes aegypti.
Inesperadamente, o vírus Zika foi descoberto no Brasil em Maio de 2015, na Bahia, trazido provavelmente por algum turista. 

SINTOMAS DO ZIKA VIRUS

Após ser picado por um mosquito Aedes contaminado, o paciente leva de 3 a 12 dias (período de incubação) para começar a apresentar manifestações clínicas.
o quadro costuma ser de febre baixa (por volta de 38-38,5ºC), dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, principalmente as pequenas, como dedos das mãos e dos pés, conjuntivite, dor nos olhos, fotofobia, coceira na pele e rash (erupções avermelhadas na pele).

Os sintomas da zika costumam ir embora sozinhos depois de 2 a 7 dias. Existem alguns casos mais raros de complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré, que provoca fraqueza e paralisia nos membros. 


TRATAMENTO

Apenas os sintomas da zika são tratados. É importante beber bastante líquido e fazer repouso. Não é exigido tratamento no hospital, ao contrário do que acontece nos casos mais graves de dengue. 

Assim como na dengue, não devem ser usados medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (aspirina). 

Em certas situações, o médico pode receitar analgésicos e medidas para aliviar a coceira.
Não há vacina para febre Zika, e o controle da doença na população passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti.

PREVENÇÃO

*  Não deixar água limpa se acumular em sua casa ou quintal. Isso inclui vasos de plantas, móveis e enfeites em áreas externas. Ficar de olho em poças d`água que se formam após a chuva.

* Usar roupas claras, e, de preferência, mangas e calças longas.

* Passar repelente contra insetos, inclusive na roupa, para tentar aumentar a proteção. Reaplicar a cada seis horas ou de acordo com as instruções da embalagem.

* Como ainda não há informações definitivas sobre a possibilidade de transmissão por via sexual, usar preservativos nas relações com seu parceiro, em especial se ele tiver tido a doença.

Todos os repelentes aprovados pela Anvisa são considerados seguros para grávidas, desde que usados de acordo com as instruções da embalagem. São considerados eficazes e seguros repelentes à base de DEET, icaridina e EBAAP ou IR3535, além de com óleos essenciais como o de citronela. 


Outra arma são os inseticidas elétricos ou em spray para a casa, deixando a substância se dispersar por alguns minutos antes de ficar no mesmo ambiente.


Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário