sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE

Quando estava para voltar a trabalhar, após 6 meses de licença maternidade, meu filho estava com 5 meses e meio, fui oferecer a primeira mamadeira a ele, já havia comprado a lata de leite artificial, fiz 90 ml e dei, para ver se o mesmo tomaria, ele tomou tudo, no mesmo momento ele ficou com uma cor avermelhada no corpo inteiro, meu susto foi tão grande.

Ele apresentava estado de irritação, é como se coçasse o corpo inteiro e por ainda não ter coordenação motora o suficiente para coçar, começava a choramingar.

No exato momento levei ele na pediatra do Pronto Socorro, que me informou que suspeitava da alergia do leite, pediu para passar o creme hidratante Cetaphil, que posso afirmar ser muito bom para tirar casos de alergia, coceira. E assim que eu melhorasse fizesse um teste novamente com uma quantidade menor de leite.

Levei ele em vários médicos - gastro, alergista, pediatras, até descobrir por meio de exame de sangue que realmente ele era alérgico a proteína do leite.

O que me chamou a atenção foi que desde que ele nasceu, a sua pele foi ficando áspera, uma ora mais grossa que outra, mais engrossava. O que houve, foi que eu costumava ingerir uma quantidade significativa de leite e seus derivados, e este leite que eu tomava passava para o leite materno, e como ele era alérgico a reação era na sua pele. Já que a sua alergia era de pele e não de respiração e outros casos mais graves que existem de alergia ao leite.

Antes disso, o pediatra que o levo desde bebê suspeitou de caso de alergia e me recomendou um alergista, o alergista havia me informado que não era possível identificar, apenas a partir dos 3 anos de idade.

Certa vez, o levei para tomar vacina, e a enfermeira me questionou se estava dando banho muito quente por conta da pele grossa, e não era nada disso.

Somente aos 5 meses e meio que descobri essa alergia.

A partir deste momento, que comecei uma longa jornada de dieta com restrição da proteína do leite, tanto para mim quanto para o Bebê.

Outra ora, eu fui levar ele para tomar outra vacina, a enfermeira me deixou ainda mais preocupada quando falou que eu precisava estocar leite, senão como faria se ele era alérgico, iria ficar sem leite na escola, quase entrei em pânico.

Então tentei fazer um certo estoque de leite materno para levar para a escolinha aonde ele ficaria quando eu trabalhasse, mas era difícil a extração do leite, comprei bombinha, depois aluguei, a alugada ainda é melhor. Mas conseguia tirar muito pouco, mesmo assim o pouco que conseguia deixava na escola, resolvi também ir no meu horário de almoço até a escola para a amamentação. Já que eu me preocupava com o crescimento dele, e sabia que por ser muito pequeno, necessitava de leite para se desenvolver.

Fiz este sacrifício durante uns 6 meses.

Mãe é capaz de fazer qualquer sacrifício pela sua prole, sem dúvida.


Aos poucos irei comentar sobre todo o processo de alergia que passei com meu filho, mas felizmente na maior parte dos casos essa alergia passa, foi o caso dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário