quinta-feira, 13 de julho de 2017

FONOAUDIÓLOGA INFANTIL


Havia comentado que amigos íntimos já tinham feito uma observação da fala do meu filho. A madrinha havia comentado que achava que pela idade dele, ele já devia estar falando com mais clareza, outra foi uma amiga minha, ela é formada em pedagogia e me aconselhou que eu levasse meu filho a fonoaudióloga, para tirar dúvidas, com o intuito de melhorar a fala dele. 

No início senti uma certa resistência, mas também um pouco de preocupação. Então resolvi procurar no Convênio médico, mas pelo convênio dificilmente tinham vagas, os que liguei não havia muito interesse em atender, informavam que não haviam vagas, estavam com a grade cheia ou me perguntavam qual o problema da criança. Mas no meu caso eu não sabia responder qual o problema, eu que queria que me respondessem esta pergunta.  

Foi quando me lembrei de uma conhecida que é fonoaudióloga, e agendei com ela um horário. Ela fez uma avaliação, conversou um pouco com ele e me disse que seria bom que ele fizesse algumas sessões. 

No dia marcado levei meu filho, e tive a curiosidade de saber como funciona uma sessão de fono infantil, achei bem interessante a técnica, já que eu me perguntava como atrair a atenção de uma criança por uma hora ininterrupta, fazendo com que ela fale várias palavras, por vezes repetidamente. 

Na sessão a fono inicialmente conversou com meu filho, mostrou a sala, e disse que se ele se comportasse ganharia prêmios, então ele sentou em um pequeno banco de madeira e ela começou a perguntar várias palavras, com diferentes tipos de som. E a cada palavra, ela anotava o grau de dificuldade em uma folha. Em contrapartida à medida que ele dizia as palavras ele ganhava um confete por palavra, como se fosse um prêmio por responder cada palavra.  

E realmente na sala havia muitas guloseimas, como confete, bala, biscoito de polvilho, pirulito, até Danoninho tinha, sem contar os pequenos bonequinhos coloridos para entreter as crianças.  
Vendo toda aquela dinâmica, meu filho gostou bastante, o último prêmio por ter se comportado foram alguns desses bonequinhos coloridos e para finalizar um Danoninho de morango. 

Na avaliação da fono, ela enfatizou a troca de letras no início de algumas palavras, tais como f, v, t etc.  ... bem ela me explicou a importância de arrumar o som dessas letras, o que o ajudaria muito na questão comportamental, já que passaria a se comunicar com mais facilidade, de modo que as pessoas possam entender mais claramente o que ele quer dizer, afinal hoje a fala ainda sai enrolada e ele já  tem quatro anos completos

E como parte do processo da sessão, teria que levar um caderno, aonde em cada sessão, ela anotaria o exercício a ser feito em casa. Colocaria figuras, continuaria dando as guloseimas de forma a deixar a criança motivada, e não simplesmente cobrar, exigir que ele falasse corretamente. 

Esta técnica do ganha-ganha me surpreendeu, já que desta forma ela consegue deixar a criança entretida durante praticamente uma hora de sessão. 

E particularmente, eu e meu marido resolvemos seguir com as sessões de fono, afinal a comunicação é a base de tudo, uma pessoa que se comunica bem consegue por vezes ser mais bem-sucedida da que tem dificuldades, e quanto mais cedo melhor, já que pode sanar esta dificuldade e tornar a comunicação mais simples para a vida adulta.

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