domingo, 4 de junho de 2017

PRINCÍPIOS E VALORES NA EDUCAÇÃO

Outra festinha de aniversário dos amiguinhos da escola, chegou a hora de escolher aquele presente para a amiguinha (o), eu particularmente gosto de comprar o presente do aniversariante do amiguinho de escola do meu filho com carinho. Afinal toda criança que faz aniversário adora ganhar um presente, e cada presente eles olham com um olhar diferente. Nem precisa ser nada que tenha um valor expressivo, mas que tenha o valor agregado da lembrança.

A amizade na infância ainda é bem pura, e bonita de se ver. Vale ver os amiguinhos se encontrando e se divertindo de tanto pularem e brincarem.

Porque quando nos tornamos adultos cada um segue um caminho claro, cada um traça sua trajetória. Mas os valores, os bons princípios de criação devem ser mantidos. São valores que devemos carregar para a vida inteira.

Na minha infância me lembro até hoje que minha mãe me ensinava o certo do errado, e princípios básicos de educação como não fazer mal ao próximo, evitar desperdício ... seja ele de comida ou água, ou até mesmo com compras desnecessárias, que não tivessem utilidade, ou seja, o consumo compulsivo. Dentre esses valores estava o de ajudar pessoas que precisassem de algo, ou com uma palavra amiga ou com algum bem material que pudesse suprir alguma carência. Ter uma religião, acreditar em algo que fosse muito maior que esta vida.

Esses valores carrego até hoje e acredito neles, e quero passar isto ao meu filho.  

Acredito que se estamos em um mundo violento em que temos que nos trancar, armar contra possíveis ameaças. Somos responsáveis por boa parcela disso tudo.

Vivemos em uma sociedade que ainda falta à consciência do “pensar no próximo”, enquanto isso não mudar, estaremos fadados a tentar nos proteger do inimigo. Porque se pensássemos mais no outro, será que não teríamos amigos ao invés de inimigos?

Hoje vejo que a escola tenta reforçar a importância de pensar no outro, em ajudar o amigo, em dizer as tão palavras mágicas “obrigado”, “de nada”, “por favor”, mas se os pais não reforçarem a força dessas palavras com seus filhos de nada adianta, pois os pais são os grandes responsáveis na formação do caráter dos filhos.

Engraçado, ouvi um comentário que cabe bem nesta situação ... “em uma reunião de pais em uma determinada escola, a professora colocou uma bala em cada mesa em que cada pai iria se sentar, e ao entrar na sala pediu aos pais que tentassem abrir a bala com apenas uma mão, e era difícil claro, como abrir uma bala com apenas uma mão se estamos acostumados a abri-la com duas, moral da história: é como a escola ensinar o aluno apenas na escola, e em casa não dar continuidade. Se a escola ensina, os pais devem participar do aprendizado e reforçarem com seus filhos, incentivarem-nos”.

Achei este exemplo perfeito, de nada adianta a escola fazer o papel dela com princípios de respeito ao coleguinha de sala, aos professores, ao meio ambiente etc., se os pais agem completamente diferente, ou não dão importância a eles. Esta criança provavelmente não vai achar importante segui-los. Realmente os pais exercem um papel crucial na educação de seus filhos.

E tudo começa em respeitar o espaço do próximo, se estamos aqui, neste mundo hoje, é porque existe lugar para todos, mas ele só pode ser mudado se pensarmos menos no “eu” e mais no outro. Ao invés do próximo ficar com raiva do que você tem, se ele for lembrado terá gratidão, e um dos fundamentos que sigo diz “gratidão gera gratidão”.


E acredito que ainda haja esperança de um lugar melhor, uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social, mas depende da formação do caráter dessa nova geração que chegou e está chegando, esta sim, com uma nova consciência/princípios/valores pode criar um ambiente bem melhor pra viverem, longe de ameaças que nos perturbam diariamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário