quarta-feira, 7 de junho de 2017

BIRRA OU MANHA

Qual a idade em que a criança expressa mais birra ou a tão conhecida “manha”?

Desde bebê meu filho sempre chorou muito, me lembro de que a dificuldade era grande pra colocar pra dormir, pois colocava no berço... Ele chorava, então começávamos todo um ritual: colocava pra dormir, chorava, tirava do berço e dava de mama, voltava para o berço e ele voltava a chorar, logo após retirávamos do berço novamente e desta vez trocávamos a fralda, quando pensávamos que ele iria finalmente dormir, começava tudo de novo. Era um círculo vicioso. E assim passávamos a noite quase que inteira.

Ficamos praticamente um ano sem dormir sem interrupções. Após este período fomos dormindo com mais regularidade à noite. Já acordava bem menos, até reduzir para duas vezes e logo nenhuma. Quando conseguimos dormir à noite inteira foi um avanço e tanto.

Depois desta fase, ficamos menos cansados, mas os choros continuaram por um bom tempo, e até hoje, mesmo mais crescidinho.

O que percebo é que ao ser contrariado, começa a choradeira.

Os motivos que meu filho chora são vários... desde muito pequeno sempre foi muito independente, a cada melhoria da coordenação motora, em que ele percebia que conseguia fazer movimentos, ou pegar algum objeto, se sentia todo feliz.

Quando conseguiu colocar os sapatos ficou todo orgulhoso, e não deixou mais ninguém coloca-los para ele, esses dias conseguiu tirar a camiseta pra tomar banho, novamente se sentiu todo orgulhoso.

Para chamar o elevador então, fica bravo se apertamos o “botão” primeiro que ele, afinal ele já consegue apertar, ou seja, já alcança e fica muito bravo se apertamos.

Se ele tem alguma dúvida, me pergunta e ao mesmo tempo diz que não é, diz o que eu falei e acrescenta algo.

Outro dia, me perguntou o nome de um animal, eu respondi “filho é jacaré”, e ele falou “não mamãe, não é, é jacaré verde”. Parece que tem o prazer em contrariar.

E se é contrariado, quando ele quer fazer alguma coisa e não deixamos fazer, automaticamente começa a chorar, por vezes insinua um choro para conseguir o que quer.

A única coisa que ele ainda não aprontou foi de querer muito algo em uma loja ou mercado e fazer birra ou chorar alto. Como toda criança pede coisas, quando ele pede algo explicamos que depois damos, ou que ele já tem ou não precisa, ou depois vemos, que ele sossega.

Pelo menos não berra de se jogar no chão por algum brinquedo ou doce, apenas pede e respondemos que sim ou não, caso a resposta seja não, explicamos o motivo.

O fato é que realmente na idade dos 3 anos em diante devemos começar a conversar cada vez mais com nossos filhos, a fim de que eles passem a entender o porquê, o motivo, as situações, afinal esta fase além de testar os limites, é a fase da formação do caráter, em que passa a ter um entendimento maior do que se passa ao seu redor.

Aumentam as curiosidades também, e conversando com eles, acredito que diminuam também a birra, e eles passem a entender mais e “brigar” menos conosco.

Na escola que meu filho frequenta, escola infantil, a coordenadora me disse a importância de reforçar o diálogo e impor os limites devido à fase dos 3 anos aos 5 anos em que se forma o pilar do caráter da criança.

Esta será a base da educação para o futuro, no início é normal à falta de entendimento, o nervoso dos pequenos, afinal ainda tem dificuldade em se comunicarem e se fazerem entender. Mas com o passar dos meses deve haver a melhora da comunicação, o entendimento do certo/errado, e com isso devem vir às ações condizentes com uma formação de caráter, educação e respeito. Afinal são os valores que permanecerão por uma vida inteira. 

Por isso a importância da construção de um bom alicerce, é como se comparássemos a um prédio sem uma boa estrutura, pode durar um tempo, mas na fase de maturidade corre grande risco de desmoronar.


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