quarta-feira, 22 de março de 2017

A ESCOLHA DO COLÉGIO

Seu filho estava frequentando a escola infantil, e você já estava acostumada com a escola, sentia confiança nos profissionais e no conteúdo pedagógico.

Mas ele cresce, e não é mais aquele bebe que precisa de cuidados especiais, já sabe pronunciar as palavras, já saiu das fraldas, consegue ir ao banheiro sozinho, lava as mãozinhas, até escova os dentes, pode não ter a perfeição dos movimentos, mas consegue fazer vários movimentos que antes eram limitados.

Você percebe que suas roupas estão perdendo, a calça ficou curta, a camiseta parece que encolheu. Os tênis, nossa, todos aqueles tênis perdidos na mudança de ano, e você tem que comprar tudo de novo.

Então você percebe que ele não é mais tão pequeno, já consegue interagir bem com os amiguinhos da escola.

E agora se passaram alguns anos, e a temida transição de escola chega, chegou a hora de ir em busca de uma escola com ensino fundamental, mas este que é o problema.

Como escolher uma boa escola, que inclua um bom ensino e que se enquadre nos seus padrões sociais.

Além de ser uma boa escola, existem outros fatores que eu prezo como artes, esportes, música, culinária, tecnologia, línguas.

Atualmente escolas modernas já contam com essas opções. Mas nem sempre é acessível aos pais.

E tem ainda mais um agravante, se os pais trabalham o dia inteiro, como conciliar um Colégio que funciona até às 17h, por exemplo.

E se a criança vai ficar o dia inteiro na escola, porque os pais trabalham fora, não contam com avós por perto, e ela não tem com quem ficar, ela não irá estudar o dia inteiro. Neste caso nada mais interessante que a parte recreativa, então torna-se importante que a escola tenha um espaço de recreação, como quadras, teatro, oficina de artes. Não precisa ter tudo, até porque o custo ficaria muito alto para os pais.

Mas tem que ter um espaço razoável, afinal este ensino fundamental que são os nove anos de estudo, é a base para a formação da vida profissional.

E um bom alicerce é sinônimo de um bom pilar.

Mas a escolha da escola não é nem um pouco simples, inclui conhece-la, fazer visitas e até indicações ou mesmo avaliar o ranking no ENEM.

Também não quer dizer que a escola mais cara seja a melhor para o seu filho, seu filho tem que se identificar com a escola, com seus princípios.

Existem escolas de ordem religiosa que cobram muito isso, mas seu filho vai estar preparado para esta cobrança, se adapta bem a um sistema mais rígido?

Então cabe uma boa avaliação, quanto à escola pode oferecer e quais as expectativas suas e do seu filho.

Pode parecer fácil avaliar o perfil da criança x padrões da escola, mas não é, inclui certo “feeling” dos pais para a devida escolha. Pode ser que esta escolha mude no meio do caminho, na adaptação. Mas faz parte do processo. Errar para acertar.

Nós pais sempre queremos acertar, mas estamos sujeitos a erros também.

E qual pai não quer escolher a melhor escola, que garanta um futuro brilhante a seu filho. 

Porém sabemos muito bem que mesmo que o papel da escola na vida do aluno seja muito importante, a aptidão do aluno em relação à escola também, afinal será a sua identidade com a escola que poderá lhe trazer belos frutos. E isso não cabe apenas a vontade dos pais, mas principalmente a vontade do filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário