quinta-feira, 12 de maio de 2016

DATA DE CORTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Meu filho ainda é muito pequeno, está no maternal 1, quando estava com dois anos entrou no maternal 1, mas como a turma era praticamente meio ano mais velha, se adaptou mais na turma anterior, então ficou no mini maternal.
Com dois anos e 8 meses foi para o Maternal1.
Na escola entraram novas crianças com dois anos, e foram para o maternal 1, crianças que completam dois anos até 30/06 (data de corte).
Este assunto é bem complexo mesmo.
Para os pais cabe avaliar se a criança está pronta para se adaptar a uma turma mais velha ou mais nova, as crianças que fazem aniversário até 30/06 ficarão em turmas com crianças mais velhas e as crianças que fazem aniversário após 30/06 ficarão em turmas com crianças mais novas. Isto devido a “data de corte” para ingressarem em uma determinada série.
Como o meu filho que se adaptou melhor a uma turma 6 meses mais nova. Às vezes adiantar uma criança na escola não é a melhor opção. Apenas como forma de dizer que seu filho está adiantado.
O pai/mãe sempre vai querer adiantar o filho, isso vale pra tudo, de modo que ele seja o mais esperto, o mais falante, o mais desinibido, o mais inteligente. Mas é mal dos pais. Nem sempre o filho vai atender a todas as nossas expectativas, temos que saber respeitar o limite deles, talvez o que seja simples para uma criança não seja tão simples para outra.
Na turminha do meu filho, percebo muito isso, enquanto um fala mais outro tem mais receio em se mostrar. Um é mais agitado, gosta de estripulias enquanto o outro brinca, mas se arrisca menos.
Não podemos projetar um filho que já possui vida própria, cada um possui uma personalidade, isso vale para adultos e crianças, adultos mesmo uns são extrovertidos enquanto outros são tímidos. E personalidade vem intrínseca no ser humano, meio difícil de mudar.
O importante é aceitarmos as diferenças e aprendermos a lhe dar com elas, na sociedade moderna essa questão melhorou consideravelmente, já que antes várias pessoas viviam marginalizadas por conta de uma condição de nascença. E hoje são incluídas na sociedade com mais naturalidade.
Seguem algumas dúvidas sobre “data de corte”:
1 – A data corte seria um instrumento de padronização de idade das crianças para que seja possível o professor trabalhar conteúdo mais uniformemente? R: Não. A data-corte é um limite em função de custos e políticas públicas, não tem nada a ver com o pedagógico a priori. Mas a psicologia diz que as crianças têm estágios de amadurecimento distintos e no geral as crianças com 5 anos a completar 6 anos são mais imaturas do que as que já possuem 6 anos a completar 7. Mas isso é no geral, há exceções, é claro.
2- o 1º ano do ensino fundamental tem conteúdo pedagógico do antigo pré? Se tiver, entendo que crianças que completam 6 anos ao longo do ano não estariam sendo “adiantadas” de série… Estou errada? R: O 1o ano deveria ser um introdutório e não deveria ter reprovação, assim determina a Resolução CNE/CBE n.07/201, o problema que muita escola não segue o que determina este ato normativo.
3 – a falta de uma definição a respeito do tema traz muita insegurança para os pais… Não sei o que é melhor para meu filho nascido em junho… se deixar na educação infantil, ou se matricular no 1 ano… ele tem capacidade para absorver os conteúdos, mas será obrigado a conviver com crianças de até um ano mais velhas… se ficar na educação infantil, entretanto, conviverá com crianças até 1 ano mais novas que ele… e agora? R: Depende do Estado que você mora. No Estado de São Paulo a data-corte é 30/06, já no Rio de Janeiro é 31/12. A maioria dos Estados que não tenham sentença judicial concedendo direito de matrícula segue a data-corte 31/03. Então, se o seu filho tem capacidade cognitiva atestada por psicopedagogo você poderá impetrar um mandado de segurança e garantir a matrícula no 1o ano do ensino fundamental.
Fonte: Centro Prospectivo de Educação e Cultura de Campinas


2 comentários:

  1. Boa noite, acompanhei todo processo de adaptaçao do meu filho e como pela data de corte ele ficaria em uma turma anterior no caso este ano ficaria no maternal 1 com 2 anos e 6, ja que faz aniversario em agosto, mas apos avaliação pedagógica da escola e pedido junto a secretaria de ensino acabou ficando em outra turna maternal 2, pois como vc mesma disse existe casos que necessita de avaliação, as vezes me sinto insegura em relação a aceleração, mas isso é dele e nao consigo frear e ele me surpreende a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Deka tudo bem?

    Realmente existem muitas dúvidas dos pais em relação a este assunto, meu filho está com 3 anos, quando coloquei meu filho na escola, a diretora colocou ele em uma turma acima, no caso no Maternal e depois a Coordenação pediu pra ir para uma turma menor - mini-maternal, fiquei um pouco apreensiva.
    Mas percebi que a adaptação dele foi ótima, e me confortou ainda mais quando soube que havia crianças da mesma data de aniversário dele na turma, e eram crianças que haviam entrado de bebê na escolinha.
    É como mencionei depende muito da criança, se seu filho se adaptou muito bem a uma turma acima excelente, incentive ele, passar segurança aos nossos filhos é de extrema importância. E com isso eles se sentirão seguros também para seguirem em frente!

    ResponderExcluir